O projeto
O Projeto “Repercutindo Negritude – Percussão e Cultura Afro Brasileira” visa Trazer um curso de percussão dinâmico e letramento étnico racial para 20 crianças e adolescentes moradores do maior bairro periférico de Porto Seguro,complexo do Baianão,de forma ,acessível, e abordar atividades e musicalidade com muita cultura para a juventude negra, com ritmos afro e de reconhecimento nacional proporcionando aprendizagem com conscientização.
Descrição da comunidade e/ou população objeto da parceria: Descrição da comunidade e/ou população objeto da parceria – O complexo do Baianão é o maior bairro periférico de Porto Seguro, uma comunidade viva e pungente com mais de 80 mil habitantes. Onde moram grande parte da força de trabalho que mantém o turismo da região, essa mesma etnicamente composta por pretos e pardos. Sendo, infelizmente, comumente relatado casos de violência racial (física e/ou psicológica). Onde a juventude negra é assassinada e violentada por adversidades variadas. Por isso, nosso projeto busca trazer a juventude para perto juntamente com os familiares, conscientizando de seu ancestralidade, dando oportunidades e acolhendo a comunidade como um todo em nossas oficinas de práticas e vivências;
Ações desenvolvidas:
O curso de percussão contará com uma turma de 20 alunos, realizadas 2 vezes na semana durante 6 meses. A cada mês, será convidado para dar uma oficina de práticas, vivências ou direitos para população negra, um oficineiro da região. Dos objetivos gerais:
- Formar 1 turma de percussão com 20 participantes;
- Realizar 4 horas/aula por semana de Percussão, durante 6 meses • Realizar no mínimo 2 apresentações durante 2025 em diferentes eventos e ações.