A ONG – Trata-se de uma Associação Civil, que tem por finalidade a promoção da igualdade racial, a preservação cultural e o desenvolvimento socioeconômico dos negros e negras residentes nesta área. Nosso intuito é contribuir para a melhoria das condições de vida de nossa comunidade. Assim, temos no trabalho de mobilização comunitária, nossa principal atividade, despertando-os para a importância da revitalização das práticas e saberes tradicionais numa dimensão de reconstrução da identidade negra, da vida em comunidade na luta contra a exclusão social.

sobre noós

I

A CRIAÇÃO – Em 21 de abril de 2006 criamos a Comissão Pro conselho de Promoção da Igualdade Racial.  No decorrer deste mesmo ano, foram realizados onze encontros de estudos e discussões para a criação de um projeto de lei de promoção da igualdade racial, com base nos documentos e cadernos da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI.

POR QUE EXISTIMOS? – A Costa do Descobrimento é vista, ao longo da História recente do Brasil, como um local predominado pela cultura indígena, em especial a Pataxó, habitantes da região. Entretanto, o negro africano, trazido para a mesma região, como mão-de-obra escrava a partir do início do ciclo do cacau, influenciou e influencia comportamentos, hábitos e
costumes de igual maneira. Esta população (etnia) não é lembrada com a mesma ênfase que deveria, ou seja, sua cidadania. Com a dizimação das plantações de cacau pela vassoura de bruxa, essa mão-de-obra migra das fazendas para as áreas urbanas da região, sem valorização de identidade étnica e sua ancestralidade é esquecida. A desigualdade que ainda impera em nosso país é evidente. Hoje, graças a conquista dos movimentos negro, movimentos sociais, o espaço de identidade e cidadania vem sendo ampliado. Portanto as características dessa população formadora do povo brasileira
vinda do Continente africano como mão de obra, e aqui escravizadas, vê-se hoje com um outro olhar, o Instituto Sociocultural Brasil Chama África surgiu para unir forças à este movimento e trabalhar pela garantia aos direitos, informação, diversão e formação da população negra da região.

18 Anos

Projetos

conquistas