Instituto Sociocultural Brasil Chama áfrica

Projeto Repercutindo A negritude

O Projeto Musicart teve inicio em 2017, com oficinas de Música em Porto Seguro no Bairro Frei Calixto, conhecido como Complexo do Baianão,Coordenado por Rosuildo e Sileide, familia Bras Bomfim que através se tornou uma familia tradicional da  Música. O Instituto Sociocultural Brasil Chama Africa, vem fazendo paracerias a algum tempo através deste Projeto que já existe desde a Pandemia e que hoje é sucesso.

Moara Sachi

Moara é modelo , Atriz, e ativista cultural e da Igualdade Racial e De Gênero, teve sua vida toda dedicada ao ISBCA, e hoje é resposável pelo curso de Letramento Racial. 

Leandro Nicácio

Percussionista desde os anos 90, vem trabalhando com apresentações Culturais, participou de diversos Grupos artiisticos e está utilizando seus conhecimentos 

Início do Projeto

O projeto teve inicio em 18 de Janeiro em um Evento de Lançamento do Projeto, em um evento descontraido com muita musica, e apresentações culturais.

O Projeto Nas Escolas

O projeto teve inicio em 18 de Janeiro em um Evento de Lançamento do Projeto.

O projeto

O Projeto “Repercutindo Negritude – Percussão e Cultura Afro Brasileira” visa Trazer um curso de percussão dinâmico e letramento étnico racial para 20 crianças e adolescentes moradores do maior bairro periférico de Porto Seguro,complexo do Baianão,de forma ,acessível, e abordar atividades e musicalidade com muita cultura para a juventude negra, com ritmos afro e de reconhecimento nacional proporcionando aprendizagem com conscientização. 

Descrição da comunidade e/ou população objeto da parceria: Descrição da comunidade e/ou população objeto da parceria – O complexo do Baianão é o maior bairro periférico de Porto Seguro, uma comunidade viva e pungente com mais de 80 mil habitantes. Onde moram grande parte da força de trabalho que mantém o turismo da região, essa mesma etnicamente composta por pretos e pardos. Sendo, infelizmente, comumente relatado casos de violência racial (física e/ou psicológica). Onde a juventude negra é assassinada e violentada por adversidades variadas. Por isso, nosso projeto busca trazer a juventude para perto juntamente com os familiares, conscientizando de seu ancestralidade, dando oportunidades e acolhendo a comunidade como um todo em nossas oficinas de práticas e vivências; 

Ações desenvolvidas: 

O curso de percussão contará com uma turma de 20 alunos, realizadas 2 vezes na semana durante 6 meses. A cada mês, será convidado para dar uma oficina de práticas, vivências ou direitos para população negra, um oficineiro da região. Dos objetivos gerais: 

  • Formar 1 turma de percussão com 20 participantes; 
  • Realizar 4 horas/aula por semana de Percussão, durante 6 meses • Realizar no mínimo 2 apresentações durante 2025 em diferentes eventos e ações. 
Vídeo Leadro N.Percussão

O professor Leandro Nicácio,fala a respeito da sua participação do projeto.

Vídeo Moara Sachi

Moara fala o que qual sua função no projeto, e o que pensa sobre a formação das crianças, e como pode intervir e mudar o projeto.
Patrocínio